Como devo usar arquivos pequenos na decoração?
Gull_Firefox
#1 Enviado : terça-feira, 19 de novembro de 2013 08:41:28(UTC)

Classificação: Advanced Member

Grupos: LOGIN, ACTIVE
Envios: 59
Man

Was thanked: 11 time(s) in 9 post(s)
Olá amigos.
O Fórum tem estado meio devagar. Ou o pessoal sabe tudo, ou então desistiu. rs

Minha pergunta se deve ao seguinte:
Tive acesso a alguns arquivos para decoração.
Percebi que alguns são pequenos no número de bytes e idem após abertos.
Um exemplo é o de tapetes e de pisos.
Porque tenho arquivos tão pequenos? Como devo usá-los?
Com certeza deve ter alguma utilidade.

Uma outra dúvida, na hora de cobrir um piso, tipo aquele ondulado (de Copacabana), ao usar o comando para que seja repetido indefinidamente, esse arquivo pequeno influencia no "peso" da zaby? Ou o fato dele ser repetido não altera nada disso? Não sei se consegui explicar a minha dúvida.
Existe um comando (não me lembro agora qual, mas tenho anotado em algum lugar aqui) que replica a imagem indefinidamente. É só determinar o que vai ser coberto. A minha dívida se baseia: se eu colar simplesmente o arquivo somente uma vez, é o mesmo de se eu replica-lo usando o comando apropriado para um espaço maior? Ufa! Espero que agora tenha conseguido explicar-me melhor.

(Achei melhor acrescentar este parágrafo à minha dúvida: em outras palavras, quando replico o mesmo arquivo em uma extensão grande, vamos supor que ele seja replicado 50 vezes. Isso é o mesmo de multiplicar 50 pelo valor do tamanho do arquivo, ou ele fica contado somente uma vez, independente do número de vezes que é replicado?)

Desde já agradeço a quem puder tirar a minha dúvida, já que a intenção é a de fazer com que a Zaby fique leve para um melhor acesso.
Forte abraço.
1 user thanked Gull_Firefox for this useful post.
ANJO_Mel em 02/02/2014(UTC)
Gull_Firefox
#2 Enviado : sábado, 1 de fevereiro de 2014 22:57:55(UTC)

Classificação: Advanced Member

Envios: 59
Man

Was thanked: 11 time(s) in 9 post(s)
Originalmente Enviada por: Gull_Firefox Ir para Mensagem Citada
Olá amigos.
O Fórum tem estado meio devagar. Ou o pessoal sabe tudo, ou então desistiu. rs

Minha pergunta se deve ao seguinte:
Tive acesso a alguns arquivos para decoração.
Percebi que alguns são pequenos no número de bytes e idem após abertos.
Um exemplo é o de tapetes e de pisos.
Porque tenho arquivos tão pequenos? Como devo usá-los?
Com certeza deve ter alguma utilidade.

Uma outra dúvida, na hora de cobrir um piso, tipo aquele ondulado (de Copacabana), ao usar o comando para que seja repetido indefinidamente, esse arquivo pequeno influencia no "peso" da zaby? Ou o fato dele ser repetido não altera nada disso? Não sei se consegui explicar a minha dúvida.
Existe um comando (não me lembro agora qual, mas tenho anotado em algum lugar aqui) que replica a imagem indefinidamente. É só determinar o que vai ser coberto. A minha dívida se baseia: se eu colar simplesmente o arquivo somente uma vez, é o mesmo de se eu replica-lo usando o comando apropriado para um espaço maior? Ufa! Espero que agora tenha conseguido explicar-me melhor.

(Achei melhor acrescentar este parágrafo à minha dúvida: em outras palavras, quando replico o mesmo arquivo em uma extensão grande, vamos supor que ele seja replicado 50 vezes. Isso é o mesmo de multiplicar 50 pelo valor do tamanho do arquivo, ou ele fica contado somente uma vez, independente do número de vezes que é replicado?)

Desde já agradeço a quem puder tirar a minha dúvida, já que a intenção é a de fazer com que a Zaby fique leve para um melhor acesso.
Forte abraço.

Boa noite a todos. Saudações.
A quem possa interessar, descobri em um dos perfis, uma explicação que me ajudou muito e que responde ao que expus no tópico ( O texto original estava em inglês. Qualquer alteração que se faça necessária, favor ajudar corrigindo):

1 - Dicas de decoração

Quando você está decorando zabys ou outras propriedades e utilizando texturas personalizadas, existem algumas coisas que você deve saber para tirar o máximo proveito de suas texturas.
Se você não é a única pessoa que vai visitar o seu zaby, você deve se preocupar como a pessoa vai conseguir ver a sua decoração. Existem computadores com diversos tipos de configurações e velocidades. As possibilidades de eles verem ou não a sua decoração são muito grandes. Você quer que essas pessoas admirem a maravilhosa (ou não) decoração que você fez? Com certeza você vai querer que eles a vejam em todos os detalhes, exatamente como você a vê.
Aqui vão algumas dicas para garantir que todos os que visitem o seu imóvel possam vê-lo do jeito que você fez.

2 - Dimensões adequadas (evitar bordas pretas)

Em primeiro lugar, as dimensões (largura e altura) de uma textura precisam ser uma potência de dois.
Isso significa usar tamanhos como 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, etc.
A razão para isso é a forma como as imagens são tratadas por sua placa de vídeo. É possível utilizar outras dimensões nas imagens, mas você vai ver bordas pretas em seus adereços se os detalhes de textura não estiverem definidos para alta. (Detalhe da textura está em suas configurações no mundo. Ele pode ser ajustado para baixo, médio ou alto.)
Se você precisar usar uma imagem que não seja com o tamanho certo, você pode abri-la em um programa de edição de imagem e redimensioná-la. Tente encontrar o valor o mais próximo do múltiplo de dois para o tamanho da imagem original. Por exemplo, se a imagem for 224x137, você deverá passá-la para 256x128.
Não importa se a imagem parecer um pouco esticada ou esmagada. Você poderá corrigir isso, escalando o prop no mundo. Se você não seguir esta regra, qualquer visitante que esteja com as suas configurações de visualização de texturas definidas para baixo ou médio vai ver bordas pretas em torno de todas as suas texturas.

3 - Tamanho da Textura (reduzir lag, evitar falhar ou travar durante o carregamento)

A próxima coisa que você precisa ter em conta, e, possivelmente, o mais importante, é o tamanho da imagem.
Lembre-se, quanto menor, melhor! Todas as texturas têm que ser carregadas pela placa de vídeo do seu computador. Não há memória ilimitada para carregar essas texturas. As placas de vídeo, em média, nos dias de hoje têm entre 128MB e 1024MB de memória de vídeo. Se você, ou alguém que você queira que visite sua propriedade, não tiver memória de vídeo suficiente para carregar todas as texturas, coisas ruins vão acontecer. Normalmente, eles vão cair fora do mundo durante o carregamento e não serão capazes de entrar na propriedade. Você tem que lembrar também que há um monte de outras coisas já ocupando espaço na placa de vídeo, como avatares de personagens, a interface, e tudo mais que você pode ver na tela. Então, em uma placa de vídeo de 128 MB, você pode ter apenas 80MB ou menos efetivamente disponíveis para suas texturas personalizadas.

4 - O que você pode ter ouvido

É uma crença comum para muitas pessoas que o tamanho de um arquivo de imagem está relacionado com a memória que ele usa quando é carregado. Isso não é correto. As imagens são comprimidas quando salvas para reduzir o uso de espaço de armazenamento e acelerar downloads. No entanto, para uma imagem a ser carregada e exibida na tela, tem que ser descompactada. Assim, o tamanho do arquivo será quase sempre menor (geralmente significativamente menor) do que o tamanho da imagem na memória de sua placa de vídeo.

5 - Como ele realmente funciona

Há duas coisas que determinam a quantidade de memória de textura que vai exigir: o tamanho da imagem e a profundidade de cor da imagem. Geralmente, um JPG é de 24 bits (3 bytes) profundidade de cor, e um PNG é de 32 bits (4 bytes) profundidade de cor (PNG é maior, pois permite transparência). O número total de bytes que uma imagem usa é a sua largura vezes a sua altura vezes a sua profundidade de cor em bytes (W x H x C). Assim, um PNG 128x128 é 0.06MB, enquanto um 256x256 PNG é 0.25MB, ou quatro vezes tão grande. A exigência da memória cresce muito rapidamente, conforme o tamanho da imagem cresce. A 1024x1024 PNG leva um 4MB completo. Não seriam precisos muitos PNG para dificultar o carregamento total das texturas considerando uma placa de vídeo de 128 MB!

6 - Escolhendo um tamanho

A coisa importante a lembrar ao escolher um tamanho para uma textura é que a imagem será esticada para caber em todo prop escolhido, independentemente do seu tamanho. O tamanho do prop determina o quão grande ela será vista no mundo, e não o tamanho da textura. Então, se você faz uma textura de 128x128, então reduzi-la para 64x64, você não pode perceber a diferença no mundo. Por isso, sempre que possível, deve utilizar a menor.
Tamanhos de textura comuns que são utilizados são 128x128 para adereços menores ou menos detalhados e 256x256 para adereços maiores ou mais detalhados. Às vezes você pode usar com 64x64 e ainda ter uma boa textura na visualização. As imagens grandes, como 512x512 só devem ser usadas em casos raros, onde uma grande quantidade de detalhes precisa ser preservada para a textura ficar bem nítida no mundo. Se você só precisa de uma cor sólida, você pode realmente fazer uma imagem 1x1 ou 2x2 e ainda assim vai cobrir todo o objeto.

7- Aqui está uma lista de alguns tamanhos de textura mais comuns e seus requisitos de memória:

Tamanho da imagem - Memória com 24 bit JPG - Memória como 32 bit PNG
1024x1024 ---------------------- 3,0MB ------------------- 4MB
1024x512 ----------------------- 1,5MB ------------------- 2MB
512x512 ------------------------ 0.75MB ------------------ 1MB
512x256 ------------------------ 0.38MB ------------------ 0,5 MB
256x256 ------------------------ 0.19MB ------------------ 0.25MB
256x128 ------------------------ 0.09MB ------------------ 0.13MB
128x128 ------------------------ 0.05MB ------------------ 0.06MB
128x64 ------------------------- 0.02MB ------------------ 0.03MB
64x64 -------------------------- 0.01MB ------------------ 0.015MB
64x32 -------------------------- 0.006MB ----------------- 0.008MB
32x32 -------------------------- 0.003MB ----------------- 0.004MB
16x16 -------------------------- 0.0007MB ---------------- 0.001MB
8x8 ---------------------------- 0.0002MB ---------------- 0.0002MB

Estes não são os únicos tamanhos de imagem que pode usar, são apenas alguns dos mais comuns.

8 - Tamanho do arquivo (tempo de carregamento - velocidade)

A última coisa a considerar é o tamanho do arquivo de uma imagem. Todas as imagens têm de se baixar da internet para que possam ser exibidos no mundo. Assim, quanto menor um arquivo, mais rápido ele vai baixar. Estas economias podem crescer rapidamente quando você entra em uma região e tem muitas coisas para baixar tudo de uma vez.
A melhor maneira de tornar o arquivo menor é fazer com que a imagem seja menor. Além disso, você também pode comprimir o arquivo de imagem.
Imagens JPG costumam oferecer a melhor compressão, mas podem fazer pequenos erros na imagem se você olhar de perto. Normalmente, no entanto, isso não é visível a menos se você realmente chegar perto e estudar a imagem.
PNG irá comprimir uma imagem sem afetar a qualidade do todo. Em geral a compressão não é tão boa. Além disso, imagens JPG não vão salvar a transparência, por isso você precisa usar PNG se houver transparência na imagem.
ANJO_Mel
#3 Enviado : domingo, 2 de fevereiro de 2014 22:41:42(UTC)
Classificação: Newbie

Envios: 1

Was thanked: 1 time(s) in 1 post(s)
Puxa! muito boa a explicação.
Obrigada meu amor. Não sabia que você estava aqui tb. Acho que vai ajudar muita gente.
1 user thanked ANJO_Mel for this useful post.
Gull_Firefox em 06/02/2014(UTC)
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum